Onde Fotografar em Curitiba

1) Bosque Alemão:
Talvez o local mais completo da cidade para fotografar. É indicado para ensaios de família, gestantes, casais, crianças, enfim, para todos. Conta com o Oratório Bach, que é uma sala para concertos musicais; a Torre dos Filósofos, que tem um mirante com bela vista da cidade; a trilha João e Maria, em meio ao bosque de mata nativa; e a Casa Encantada, com uma biblioteca infantil e histórias que são contadas por queridas bruxinhas. Por fim, há também a Praça da Cultura Germânica, com seu belíssimo portal e uma réplica da Casa Mila, que é uma residência datada de 1870 construída por imigrantes alemães estabelecidos em Curitiba.

Aos finais de semana o parque costuma ficar agitado, com grande fluxo de turistas e famílias que vão ao local curtir. Assim, é melhor fotografar bem cedo, por volta das 08hs, já que há uma luz bacana dentro do Oratório e o movimento ainda é baixo.

2) Parque Tanguá
Um antigo complexo de pedreiras, com área de 235 mil metros quadrados. No alto, há o Jardim Poty Lazzarotto, destacando um boulevard com espel`hos d´água e chafarizes, além do seu mirante, com vista panorâmica do parque e de cidades vizinhas. Embaixo, a bela cascata desce a um grande lago, ladeado pelo paredão de uma pedreira e com acesso a um deque, onde gansos vêm procurar comida. Indo além, temos um túnel com acesso a outro deque, bem ao lado da cascata.

O local é lindo e serve a fotografias de família, gestantes, casais, crianças. É recomendado fazer o ensaio em dias de semana e ir muito bem preparado para uma longa caminhada. O entardecer nos reserva um maravilhoso pôr-do-sol, que rende cliques igualmente belos.

3) Jardim Botânico
Provavelmente o maior cartão-postal de Curitiba, o Jardim Botânico tem sua belíssima estufa inspirada no Palácio de Cristal da Inglaterra do século 19. Mais do que isto, o local conta com seus jardins geométricos e uma ampla área de natureza, que proporciona cenários excelentes para um ensaio fotográfico. Porém, por ser uma das maiores atrações da cidade, recomendamos agendar o ensaio no local com cautela. Aos finais de semana o parque fica muito cheio de visitantes, o que compromete a qualidade das fotografias. O mesmo ocorre durante as férias escolares, especialmente no mês de julho. No início do inverno temos a florada das cerejeiras, que conferem ao local um ar mais romântico. Indicado para ensaios de casais, famílias, gestantes e crianças.

4) Parque Lago Azul
Mais afastado do centro da cidade e pouco conhecido até pelos próprios curitibanos, o Parque Lago Azul nos reserva uma locação especial para qualquer dia da semana e em qualquer época do ano. Conta com uma antiga casa de madeira que abriga um restaurante, ao lado de um grande lago rodeado por deques, que conferem ao local um ar mais nostálgico. Recomendado para gestantes, famílias e casais. Além do lago e de seus deques, o parque nos dá muita área verde e um playground bastante grande, que rende belos cliques da criançada.

5) Bosque Zaninelli (Unilivre)
No ano de 1992, com a presença do oceanógrafo Jacques Cousteau, foi inaugurada a Universidade Livre do Meio Ambiente, que fica dentro do Bosque Zaninelli – este era uma pedreira desativada desde 1983. A área conta com mata nativa, um belo lago e a torre da Unilivre, basicamente construída em madeira, em forma de espiral com um mirante no topo. Recomenda-se este local para fotografia de casais e famílias, com especial atenção ao ensaio pré-wedding. Excelente para fotografar em qualquer dia, considerando o baixo movimento no local.

6) Bosque João Paulo II (Bosque do Papa)
Em 1980, o papa João Paulo II (1920-2005) visitou Curitiba. E, logo após sua passagem por nossa cidade, foi inaugurado este belíssimo bosque, que é cortado pelo rio Belém e conta com uma reserva de mata atlântica, com mais de 300 araucárias. Lá dentro está também o Memorial da Imigração Polonesa, com casas tradicionais e um acervo de utensílios usados pelos poloneses que migravam para cá na década de 1870. O local é indicado para fotografia de gestantes e casais, mas depende de uma autorização prévia concedida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o que torna necessário agendar o ensaio para este local com antecedência mínima de 15 (quinze) dias.

7) MON – Museu Oscar Niemeyer
Um inconfundível olho vigia Curitiba e homenageia aquele que foi o maior arquiteto do Brasil. O local exige uma autorização prévia para a realização de ensaios fotográficos, mas rende majestosos retratos, especialmente de casais e gestantes.

8) Parque Tingui e Memorial Ucraniano
Com lagos, parques infantis, pontes de madeira e muita área verde, o Parque Tingui é ideal para fotografia de família e de crianças, e até mesmo de casais. É uma área bastante ampla, que exige grandes caminhadas – e não pode faltar um repelente contra insetos. Nas dependências do parque também temos o Memorial Ucraniano, com uma réplica da Igreja de São Miguel Arcanjo, uma casa tradicional, palco ao ar livre e um belo portal, todos construídos em madeira encaixada.

9) Passeio Público
O primeiro parque de Curitiba e também do Paraná, foi inaugurado em 1886, às margens do Rio Belém. Possui um pequeno zoológico e um aquário, além de um lago com ponte pênsil, ilhas, gruta e um palco flutuante, e playground.

10) Parque das Pedreiras (Pedreira Paulo Leminski e Ópera de Arame)
É um espaço cultural rodeado por lagos, cascatas e mata de araucárias. Antigamente era uma pedreira e hoje abriga a Ópera de Arame, que é um teatro todo construído em estrutura tubular metálica e com teto transparente, além da Pedreira Paulo Leminski, que é um local a céu aberto para espetáculos.

PREPARAÇÃO PARA O ENSAIO
Queremos que suas fotos sejam fantásticas. E, para alcançar estes resultados, contamos com a sua ajuda, seguindo as dicas abaixo:

  1. É importante estar calmo e descansado para a sessão fotográfica. Por vezes as pessoas se sentem reprimidas pela câmera e isto costuma ser pior quando o ensaio é em um local aberto e cheio de pessoas passando e observando. Então, procurar dormir bem à noite, fazer exercícios de relaxamento, evitar comidas pesadas e bebidas alcoólicas é importante para suas fotos ficarem magníficas. De nossa parte, faremos todo o possível (e às vezes o impossível) para deixar o ambiente favorável e descontraído;
  2. Nossa sugestão é que se prepare com uma boa maquiagem, pois ela esconde marcas, cicatrizes, olheiras e espinhas. Manicure, pedicure e sobrancelhas feitas também ajudam muito, assim como um belo penteado;
  3. Três looks é o número ideal para um ensaio, e acessórios podem e devem fazer parte, pois irão enriquecer as fotografias;
  4. Ideias são sempre bem vindas. Assim, se você viu uma imagem de que gostou, ou acessou algum site inspirador de referência de imagens, traga a ideia para nós, que buscaremos atender a sua vontade. Aliás, um bate papo antes do dia do ensaio sempre é bem-vindo, para que possamos entender seu estilo e suas expectativas e, a partir daí, nos preparar para seu grande momento.

DICAS PARA CADA OCASIÃO

Gestante: O ensaio gestante é feito entre 30 e 36 semanas de gestação. Os trajes mais indicados são os leves e folgados, mas sempre com destaque para a barriga – portanto não pode faltar aquele top ou mesmo uma camisa longa de botões. Flores, echarpes, brinquedos, caixas de letras com o nome do bebê são boas dicas de acessórios. E o que não pode faltar em hipótese nenhuma é uma roupinha do bebê e seu sapatinho;

Casais: Roupas confortáveis e que façam parte do seu estilo são ideais – mas também devem combinar com o estilo da locação e com o clima do ensaio. Acessórios são sempre bem-vindos e criam um clima especial. Sugerimos a escolha de um lugar que represente algo para o casal, pois assim ficarão mais relaxados, identificando-se com o espaço;

Crianças: O ideal para crianças é que possamos deixá-las à vontade para correr e brincar durante o ensaio. Assim as fotos ficarão mais naturais. As crianças têm o seu tempo e as suas vontades e contrariar isto só prejudica, pois ficarão irritadas e deixarão de colaborar. Então, reservar alguns minutos antes do ensaio, para apresentar fotógrafo e equipe, e fazer alguma brincadeira para adquirir confiança é muito importante;

Casamentos: O casamento possui vários momentos fotográficos, que podemos dividir em basicamente quatro categorias: a) pré-wedding; b) making-of; c) cerimônia; e d) recepção.

a) Ensaio Pré-wedding: é o ensaio do casal, para o qual recomendamos apenas que a produção seja mais elaborada que no ensaio “livre”. Assim, além das dicas do ensaio para casal, recomendados a contratação de um(a) produtor(a) para este momento, para retocar maquiagem e cabelo e auxiliar nos looks que serão usados durante o ensaio;

b) Making-of: no grande dia a noiva se arruma de forma impecável e durante este período poderemos estar presentes para registrar cada passo da preparação. Isso também se aplica ao noivo;

c) Cerimônia: Neste momento tão especial vocês devem se esquecer da presença do fotógrafo. O trabalho é todo nosso e vocês só devem se preocupar com a emoção daquele momento;

d) Recepção: Esta é a fase mais complicada da fotografia de casamento. Vocês estarão ocupados e tendo que dividir a atenção para todos os presente… Apesar do desafio, porém, é uma ocasião para coletar e preservar muitas lembranças, especialmente com os convidados para o “grande dia”.

Click do Momento – Fotografia
R. Jaime Reis, 28 – Sl. 7 – São Francisco, Curitiba – PR, 80510-010
Fone: 41 99608-1130